Pós-graduação em Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica (Belo Horizonte, Minas Gerais)

Instituto Nacional de Telecomunicações

Localização:Belo Horizonte - Minas Gerais

Duração:2 Anos

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

A pós-graduação em Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica do Inatel foi criada em 2006 com a proposta de aliar a vocação tecnológica do Inatel ao desenvolvimento de novas tecnologias odonto-médico-hospitalares, colocando a Engenharia a serviço da Saúde.

A Engenharia Biomédica e a Engenharia Clínica aplicam princípios da Engenharia Elétrica, Computação, Mecânica, Química, Óptica, Fisiologia e outras disciplinas para compreender e controlar sistemas biológicos humanos e animais; pesquisar, projetar e produzir novos conceitos, técnicas e equipamentos que facilitem o diagnóstico e o tratamento de doenças e para fazer a gestão da tecnologia no ambiente da saúde, o que envolve a especificação para compra de novos produtos, controle de qualidade, manutenção e correto uso dos equipamentos.

Com conteúdo interdisciplinar, o curso é voltado para profissionais das áreas de Ciências Exatas e da Saúde, tais como engenheiros, tecnólogos, médicos, odontólogos, físicos, químicos, matemáticos, profissionais da área de computação, fisioterapeutas, gestores de ambientes médicos-hospitalares.

Os profissionais são estimulados à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos que apresentem inovações e soluções para problemas pertinentes às áreas. Os profissionais da Saúde conhecerão os princípios que possibilitam o avanço tecnológico da Engenharia Biomédica e da Engenharia Clínica e estudarão a aplicação de diversas tecnologias ligadas ao seu cotidiano. Os profissionais de Exatas serão capacitados a orientar seus conhecimentos em benefício da saúde, atuando na elaboração de projetos, desenvolvimento de software, entre outros.

O curso estimula o empreendedorismo. Várias dissertações têm alcançado o mercado na forma de produtos. O surgimento de empresas com atuação neste ramo é uma realidade, tendo em vista que a maioria dos equipamentos de alta tecnologia presentes nos hospitais e clínicas médicas do Brasil hoje é importada. A Incubadora de Empresas do Inatel é um destino natural para os empreendedores. O Programa já lançou quatro empresas no mercado e mantêm diversas outras incubadas, que desenvolvem, produzem e comercializam produtos na área.

Plano de estudos

MÓDULO TECNOLOGIAS - SEMESTRE I
Tópicos Especiais
Assuntos relacionados a conceitos científicos, tecnológicos e gerenciais aplicados à Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica.
Introdução à Eletricidade e Eletrônica
Revisão sobre números fracionários, exponencial e logaritmos, Utilização de calculadora científica, Freqüência, período e comprimento de onda. Conceitos de tensão, corrente e resistência. Lei de Ohm. Associação de resistores. Condutor, semicondutor e supercondutor. Diodo semicondutor. Transistores, transistor funcionando como chave.
Anatomia e Fisiologia Humana I
Biofísica de membranas. Introdução ao estudo da anatomia e fisiologia. Conceitos básicos. Divisões da anatomia e fisiologia. Homeostasia. Compartimentos orgânicos. "Feedback" negativo. Difusão simples e facilitada. Sistema Tegumentar. Eletrofisiologia celular. Potencial de ação. Sistema muscular. Células musculares. Classificação. A química da contração muscular. Sistema nervoso central e periférico. Atividade elétrica do cérebro. Registro da atividade elétrica cerebral. Sinapses.
Tecnologias em Equipamentos Médico-Hospitalares I
Eletrocardiógrafo & Monitores Cardíacos. Oximetria de pulso e débito cardíaco. Capnografia e análise de gases anestésicos. Cardioversores e Desfibriladores (Inclui manuais, semi-automáticos e automáticos -DEA de uso externo). Bisturi Elétrico e Eletrocautério. Respiradores e Equipamentos de Anestesia.
Interação da Radiação Ionizante e da Radiação Não Ionizante com o Tecido Biológico
Definição de radiação. Tipos de radiação - ionizante e não ionizante. Características da radiação. Campo elétrico. Intensidade de campo de um sistema radiante. Efeitos biológicos da radiação ionizante. Efeitos biológicos da radiação não ionizante. Classificação dos efeitos biológicos quanto ao tipo de célula atingida. A radiação do sistema de telefonia celular.
Engenharia Clínica I
Estudo dos setores hospitalares, seus produtos, clientes e tecnologia envolvida nos processos. Sistema de informação e manutenção hospitalar. Controle de equipamentos e avaliação da efetividade da manutenção. Manutenção produtiva e a qualidade total. Estudos de caso, assuntos emergentes de relevância e soluções de mercado.
MÓDULO TECNOLOGIAS - SEMESTRE II
Anatomia e Fisiologia Humana II
Os órgãos dos sentidos. Sistema endócrino. Glândulas, seus hormônios. Funções e disfunções. Sistema sanguíneo. O sangue e hemoderivados. O coração e grandes vasos. Estrutura e contração cardíaca. Circulação extra-corpórea. Interpretação do eletrocardiograma. Próteses vasculares. Marcapassos. Valvas cardíacas. Próteses valvares. Microcirculação. Distúrbios cardiovasculares e aplicação da Engenharia Biomédica no diagnóstico das doenças cardiovasculares. Stents. Aplicação dos lasers. Mecanismo da coagulação. Anticoagulantes. O efeito doppler na investigação das alterações venosas e arteriais. O sistema imunológico, seu funcionamento e falhas na imunidade. Circulação linfática. Sistema respiratório. Respiradores artificiais. Sistema digestório. Órgãos da digestão. Sistema urinário. Funcionamento dos rins. Hemodiálise. Líquidos. Eletrólitos. Equilíbrio ácido-básico. Sistema genital masculino e feminino.
Tecnologias em Equipamentos Médico-Hospitalares II
Equipamento de hemodiálise. Incubadoras e Berços Aquecidos. Aparelhos de fototerapia. Analisadores de gases sanguíneos e eletrólitos. Analisadores de bioquímica e espectrofotômetros. Bombas de Infusão.
Engenharia Clínica II
Especificação e Aquisição de Equipamentos Médicos - Tipos de equipamentos médicos existentes, metodologia de especificação, contratos de aquisição e metodologias de aquisição - compra direta, licitação, importação direta.
Processo de Avaliação e de Certificação da Qualidade dos Serviços de Saúde
Visão geral do Manual ONA. Temas críticos para implementação e avaliação do Manual ONA. (Sistema de medição de Desempenho, Mapas de Processo, conceitos e métodos, Gerenciamento e Controle de Riscos, Seleção, Avaliação e reavaliação de Fornecedores, NBR ISO 10.015 - Diretrizes para treinamento)
Normas de Segurança e Desempenho Aplicadas a Equipamentos Médicos e Odontológicos
Definição das características básicas dos equipamentos eletromédicos. Normas de segurança para equipamentos eletromédicos. Normas de compatibilidade eletromagnética para equipamentos eletromédicos. Características de instalações elétricas de energia e de comunicações para atender equipamentos eletromédicos.
Biomateriais
Biomateriais metálicos: Estrutura, composição, corrosão, propriedades e comportamento biológico. Aplicações. Biomateriais cerâmicos: Estrutura, composição e propriedades. Comportamento bioativo e reabsorvível. Aplicações. Biomateriais poliméricos: Estrutura. Reações de polimerização. Biodegradação dos polímeros. Propriedades. Aplicações. Biocompósitos: Estrutura, previsão de propriedades e aplicações. Técnicas de caracterização físico-química e microestrutural de biomateriais: Difração de raios X, fluorescência de raios X, espectroscopia no Infravermelho, microscopia eletrônica de varredura e de transmissão, microanálise, análise térmica, análise BET e medidas de densidade. Avaliação da compatibilidade biológica de materiais: Testes "in vitro" e "in vivo".
MÓDULO APLICAÇÕES - SEMESTRE I
Tecnologias em Equipamentos de Imagem
Aparelho de Ultrassom para diagnóstico de imagem. Tomografia. Ressonância Magnética. Aparelhos de raios-X.
Tecnologias em Imagens Médicas
Tecnologias de geração, transporte e armazenamento de imagens médicas.
Interação do Laser com o Tecido Biológico
Física aplicada ao laser. A geração do raio laser. Tipos de laser. A interação: reflexão, transmissão, absorção. Efeitos da luz no tecido biológico: efeito fotoquímico, efeito fototérmico, efeito fotomecânico, efeito fotoelétrico, fotoablação.
Empreendedorismo e Inovação Tecnológica na Área da Saúde
Introdução - Informática Médica uma ciência híbrida. Imagens médicas. Biometria básica e avançada - noções sobre equipamentos. Dispositivos de suporte humano. Telemedicina. Dinâmica empresarial. Noções sobre o fomento da pesquisa e desenvolvimento nas empresas.
MÓDULO APLICAÇÕES - SEMESTRE II
Aplicação Clínica do Laser na Área da Saúde
O uso dos diferentes comprimentos de onda. Os efeitos e respostas dos diferentes comprimentos de onda nas várias patologias. Indicações e contra-indicações do uso de Laser nas áreas de fisioterapia, enfermagem, odontologia e médica. Laser de baixa potência e Laser de alta potência. Uso do Laser nos sistemas Digestivo, Respiratório, Urológico, Ginecológico, Neurológico, Oftalmológico, Otorrinolaringológico, Cardiovascular, Locomotor e Articular, Dermatológico e Cirurgia Plástica, Sistema Bucal - Mastigatório.
Regulamentação para Fabricação de Equipamentos em Conformidade com os Organismos de Regulamentação Nacionais
Autorização de funcionamento da empresa na ANVISA - AFE. Regularização do produto na ANVISA (RDC 185/2001 e RDC 32/2007) - cadastro/registro; classificação de risco dos produtos; certificação INMETRO (Portaria 86 - 03.04.06 - regra específica do INMETRO); auditoria de fábrica; ensaios de rotina: funcional; corrente de fuga; rigidez dielétrica; aterramento de proteção; ensaios laboratoriais; emissão do certificado. Boas Práticas de Fabricação (RDC 59/2000).
Processamento Digital de Sinais Biomédicos
A natureza dos sinais biomédicos: Potencial de ação. Eletroneurograma. Eletromiograma. Eletrogastrograma. Eletroencefalograma. Fonocardiograma. Pulso da carótida. Sensores em Cateter. Sinal de Voz. Vibromiograma. Vibroartograma. Sinais oto-acústicos. Objetivos da análise de sinais biomédicos. Aquisição e digitalização de sinais: Sistemas de numeração. Informações analógicas e informações digitais. Amostragem, quantização e codificação. Filtragem para remoção de interferências: Fontes de ruído e interferência. O espectro de freqüências. Filtros digitais. Filtros no domínio do tempo, filtros no domínio da freqüência, filtragem ótima e filtros adaptativos. Aplicações em sinais biomédicos. Detecção de eventos. Análise do formato da onda e da complexidade da forma de onda.
Bioestatística
Introdução à bioestatística: importância e papel da bioestatística na pesquisa científica na área de Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica. População e amostra. Medidas de tendência central, medidas de dispersão e variabilidade. Noções básicas de cálculo de probabilidade. Amostragem. Inferência estatística. Estimativas de população.
Metodologia Científica (8h)
Pesquisa Científica. Texto Científico.

Oferta Educativa semelhante