Graduação em Letras - Português e Literatura (On-line)

Universidade de Franca

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:On-line

Características

OBJETIVOS:
O curso de Letras Habilitação em Literatura é de nível superior de graduação: licenciatura plena, inserido na área de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais aplicadas.
Consoante com a missão de produzir e reproduzir conhecimento nas diferentes áreas e torná-lo acessível à sociedade, desempenhando assim seu papel social, o curso de Letras Habilitação em Literatura promove a capacitação da pessoa humana ao exercício profissional, exercitando o aprendizado contínuo, a construção de novos conhecimentos, a prestação de serviços a comunidade e a atuação solidária para o desenvolvimento da realidade circundante.
Os princípios e diretrizes de ação do curso de Letras baseiam-se nos referenciais ético-político fundamentais no respeito à dignidade humana, na promoção da justiça, da responsabilidade e da construção da cidadania.
Visando educar o aluno para uma sociedade futura de natureza até então desconhecida, o curso de Letras busca desenvolver no aluno habilidades no uso da linguagem oral, escrita e demais modalidades de expressão, bem como seu domínio, aperfeiçoamento e versatilidade, estimulando assim o espírito investigativo e a multiplicidade de aptidões.

HORÁRIO:
Podemos dividir as atividades nessa modalidade em três partes;
1. Momentos presenciais
2. Atividades on-line mediadas por tutores
3. Estudo a distância monitorado – tutorado

ENCONTROS PRESENCIAIS:
Os momentos presenciais são espaços de troca de experiências, de sistematização de conteúdos, de apresentação dos resultados da investigação, de discussão dos próximos passos no trabalho de campo e para tratar as dúvidas sobre os conteúdos, estrutura e funcionamento do curso
A distribuição da carga horária de uma disciplina pode ser distribuída entre momentos presenciais e a distância, sendo assim, foi feito um estudo preliminar para identificar em quais disciplinas as atividades presenciais têm maior relevância e então definir a carga horária adequada dentro do design instrucional dos momentos presenciais. Nessas atividades presenciais, os alunos dos pólos são atendidos pelo monitor local e pelo professor/palestrante via videoconferência, por onde podem receber e esclarecer suas dúvidas sobre a matéria ministrada.
Nosso corpo docente está apto a transformar aulas tradicionais em transmissão de conhecimento para agregar valores e enriquecer o aprendizado do alunado. Para isso usará de recursos diferenciados, utilizando o recurso de multimídia com discussão; desenvolvimento de oficinas; contribuindo na formação do aluno, fazendo com que ele seja seu próprio agente de aprendizagem, desenvolvendo o gosto de aprender na busca constante de novos conhecimentos.
As avaliações também estão contempladas nos momentos presenciais.
Atividades on-line mediadas por tutores.
As atividades interativas são fundamentais na construção de um projeto pedagógico equilibrado. Elas são traduzidas em fóruns, trabalhos postados pelos alunos (portfólios), e em alguns casos videoconferências, vídeostreaming monitorado, de acordo com planos de curso específicos.
Estudo a distância monitorado – Autoestudo
“A qualquer hora e em qualquer lugar”
A educação a distância ofertada pela Universidade de Franca integra a tecnologia da informação e comunicação de ponta com momentos presenciais e fortalece as redes de relacionamento entre alunos e professores.
Assim, em qualquer lugar, aluno poderá acessar os conteúdos dos cursos e as áreas interativas, maximizando seu tempo livre por meio dos recursos tecnológicos disponíveis. Nos momentos presenciais, conteúdos serão discutidos a fim de alcançar o pleno entendimento da matéria estudada.
Será possível aprender “a qualquer hora e em qualquer lugar” sem perder o sabor de estar em uma Universidade, entre amigos e professores. Certamente, isto fará a diferença no futuro.
A fim de complementar o material impresso, a plataforma SISFAD (LMS) disponibiliza o material de apoio, textos, vídeos, animações, auto-avaliações etc., para que o aluno possa complementar seus estudos e ampliar seus conhecimentos.
O estudo desse conteúdo poderá gerar subsídios para a discussão de temas nas atividades presenciais ou mediadas.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
A educação a distância aplicada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) gerenciado por uma LMS, oferece várias possibilidades de avaliação com diferentes formas de abordagem do aluno. Isso pode compor um cenário dinâmico e atraente se o aluno perceber a exequibilidade do proposto e o valor a ser agregado na sua formação. O curso de Letras adota um processo de avaliação continuada, em que este instrumento não serve somente para a verificação do produto da aprendizagem, mas, sobretudo para diagnosticar e redimensionar o currículo como um todo na abordagem de ensino. O processo de avaliação aplicado apóia-se nas concepções de avaliação como meio e não como fim, ou seja, inserida nos processos do ensino e da aprendizagem. Faz-se necessário, portanto, o uso combinado de várias técnicas e instrumentos de avaliação podendo ser formativa, somativa, diagnóstica, investigativa e norteadora das práticas do professor ou monitor no caso dos pólos.
Avaliação Formativa – exemplo: portfólio
Acontecerá durante todo o curso com a finalidade de proporcionar informações sobre o desenvolvimento do aluno no, processo de ensino-aprendizagem.
Será observada a participação nas atividades presenciais, fóruns, cumprimento dos prazos para entrega de trabalhos e participação em atividades individuais e em grupo.
Avaliação Somativa
Apresentar a fórmula (autoavaliação / avaliação de conteúdo) diz respeito ao somatório de pontos de avaliações de conteúdo, de entrega ou apresentação de atividades e pontos de avaliação formativa que levará o aluno à aprovação em módulos, disciplinas e no curso. A Universidade apresentará a fórmula discriminando a pontuação para cada avaliação empregada e distribuição de pesos para as diversas etapas da avaliação.
Avaliação presencial: obrigatória conforme o decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005, será aplicada no final da disciplina e representará 51% da nota final do aluno. Ao final de cada semestre, serão realizadas as provas e as substitutivas para que o aluno possa substituir o menor resultado das disciplinas do semestre por um maior resultado, caso esse seja obtido. Essas provas devem ser solicitadas na Secretaria e realizadas estritamente de acordo com um calendário oficial.
Autoavaliação: somativa e formativa. Questões para que o aluno seja levado a sintetizar o conteúdo visto no item em questão, no caso do projeto apresentado ela será também elemento de autoestudo, pois além de promover a avaliação continua durante todo o processo de aprendizado. No design instrucional apresentado, o aluno deverá apresentar um desempenho mínimo (6) para continuar seus estudos, podendo repetir o procedimento e rever a matéria quantas vezes quiser, esse procedimento avalia e estimula o aluno ao autoestudo e o leva a manter um desempenho aceitável na conclusão do curso.

Plano de estudos

Disciplinas

Atividades complementares

Didática geral

Filosofia geral e ética profissional

Interpretação e produção de textos I

Língua latina

Língua portuguesa II

Língua portuguesa II

Método e técnica de pesquisa

Prática de ensino I

Prática de ensino II

Psicologia da educação

Teoria da literatura

Textos fundamentais de literatura

Atividades complementares

Estrutura e funcionamento do ensino, da instituição e do sistema

Estágio curricular supervisionado

Interpretação e produção de textos II

Linguística II

Linguística I

Literatura brasileira I

Literatura portuguesa I

Literatura portuguesa II

Língua brasileira de sinais

Língua portuguesa III

Língua portuguesa IV

Prática de ensino III

Prática de ensino IV

Atividades complementares

Estágio curricular supervisionado

Linguística aplicada I

Linguística aplicada II

Literatura brasileira II

Literatura brasileira III

Literatura latina I

Literatura portuguesa III

Língua portuguesa V

Prática de ensino V

Prática de ensino VI

Oferta Educativa semelhante