Duração:3 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:On-line
Características
OBJETIVOS:
O curso de Filosofia a Distancia da Universidade de Franca se destina aos alunos interessados em se tornar professores, filósofos educadores, licenciados para atuarem na maestria de conteúdos filosóficos junto ao ensino fundamental e médio. Seguindo esta diretriz o curso oferece ao aluno as condições fundamentais para desenvolver estes conteúdos didáticos metodológicos necessários para a plena função do filosofo enquanto educador. Conseqüentemente, o curso de Filosofia a Distancia da Universidade de Franca tem como objetivo fundamental formar cidadãos capazes de analisar e racionalizar as relações humanas existentes entre o pensamento e a ação social. Neste sentido, nosso intuito é oferecer a este filosofo educador a possibilidade de não apenas exercer o fundamental papel do professor de filosofia, agente da transformação da forma de percepção do aluno, mas, também, apresentar subsídios intelectuais que possam estimular o filósofo educador a cada vez mais se aprofundar, por meio da pesquisa acadêmica, em seu universo de atuação profissional.
HORÁRIO:
Na educação a distancia é o próprio aluno que organiza o seu cronograma de horários de estudo das disciplinas. Há também aulas presenciais.
ENCONTROS PRESENCIAIS:
Os momentos presenciais são espaços de troca de experiências, de sistematização de conteúdos, de apresentação dos resultados da investigação, de discussão dos próximos passos no trabalho de campo e para tratar as dúvidas sobre os conteúdos, estrutura e funcionamento do curso.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
A educação a distância, aplicada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, oferece várias possibilidades de avaliação com diferentes formas de abordagem do aluno. Isso pode compor um cenário dinâmico e atraente se o aluno perceber a exequibilidade do proposto e o valor a ser agregado na sua formação.
O curso de Filosofia adota um processo de avaliação continuada, em que este instrumento não serve somente para a verificação do produto da aprendizagem, mas, sobretudo, para diagnosticar e redimensionar o currículo como um todo na abordagem de ensino. O processo de avaliação aplicado apóia-se nas concepções de avaliação como meio e não como fim, ou seja, inserida nos processos do ensino e da aprendizagem. Faz-se necessário, portanto, o uso combinado de várias técnicas e instrumentos de avaliação podendo ser formativa, somativa, diagnóstica, investigativa e norteadora das práticas do professor ou monitor no caso dos polos.
Plano de estudos
Disciplinas
Antropologia filosófica
Atividades complementares
Didática geral
Filosofia da ciência
Filosofia da religião
História da filosofia antiga e medieval I
História da filosofia antiga e medieval II
Método e técnica de pesquisa
Prática de ensino I
Prática de ensino II
Psicologia da educação
Atividades complementares
Estrutura e funcionamento do ensino, da instituição e do sistema
Estágio curricular supervisionado
Estética
Filosofia da linguagem
História a filosofia moderna I
História a filosofia moderna II
Língua brasileira de sinais
Lógica I
Lógica II
Prática de ensino III
Prática de ensino IV
Teoria do conhecimento I
Teoria do conhecimento II
Atividades complementares
Estágio curricular supervisionado
Filosofia geral-problemas metafísicos I
Filosofia geral-problemas metafísicos II
Filosofia política
História da filosofia contemporânea
Metodologia do ensino em filosofia
Prática de ensino V
Prática de ensino VI
Ética I
Ética II