Graduação em Filosofia (On-line)

Universidade de Franca

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:On-line

Características

OBJETIVOS:
O curso de Filosofia a Distancia da Universidade de Franca se destina aos alunos interessados em se tornar professores, filósofos educadores, licenciados para atuarem na maestria de conteúdos filosóficos junto ao ensino fundamental e médio. Seguindo esta diretriz o curso oferece ao aluno as condições fundamentais para desenvolver estes conteúdos didáticos metodológicos necessários para a plena função do filosofo enquanto educador. Conseqüentemente, o curso de Filosofia a Distancia da Universidade de Franca tem como objetivo fundamental formar cidadãos capazes de analisar e racionalizar as relações humanas existentes entre o pensamento e a ação social. Neste sentido, nosso intuito é oferecer a este filosofo educador a possibilidade de não apenas exercer o fundamental papel do professor de filosofia, agente da transformação da forma de percepção do aluno, mas, também, apresentar subsídios intelectuais que possam estimular o filósofo educador a cada vez mais se aprofundar, por meio da pesquisa acadêmica, em seu universo de atuação profissional.

HORÁRIO:
Na educação a distancia é o próprio aluno que organiza o seu cronograma de horários de estudo das disciplinas. Há também aulas presenciais.

ENCONTROS PRESENCIAIS:
Os momentos presenciais são espaços de troca de experiências, de sistematização de conteúdos, de apresentação dos resultados da investigação, de discussão dos próximos passos no trabalho de campo e para tratar as dúvidas sobre os conteúdos, estrutura e funcionamento do curso.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
A educação a distância, aplicada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, oferece várias possibilidades de avaliação com diferentes formas de abordagem do aluno. Isso pode compor um cenário dinâmico e atraente se o aluno perceber a exequibilidade do proposto e o valor a ser agregado na sua formação.
O curso de Filosofia adota um processo de avaliação continuada, em que este instrumento não serve somente para a verificação do produto da aprendizagem, mas, sobretudo, para diagnosticar e redimensionar o currículo como um todo na abordagem de ensino. O processo de avaliação aplicado apóia-se nas concepções de avaliação como meio e não como fim, ou seja, inserida nos processos do ensino e da aprendizagem. Faz-se necessário, portanto, o uso combinado de várias técnicas e instrumentos de avaliação podendo ser formativa, somativa, diagnóstica, investigativa e norteadora das práticas do professor ou monitor no caso dos polos.

Plano de estudos

Disciplinas

Antropologia filosófica

Atividades complementares

Didática geral

Filosofia da ciência

Filosofia da religião

História da filosofia antiga e medieval I

História da filosofia antiga e medieval II

Método e técnica de pesquisa

Prática de ensino I

Prática de ensino II

Psicologia da educação

Atividades complementares

Estrutura e funcionamento do ensino, da instituição e do sistema

Estágio curricular supervisionado

Estética

Filosofia da linguagem

História a filosofia moderna I

História a filosofia moderna II

Língua brasileira de sinais

Lógica I

Lógica II

Prática de ensino III

Prática de ensino IV

Teoria do conhecimento I

Teoria do conhecimento II

Atividades complementares

Estágio curricular supervisionado

Filosofia geral-problemas metafísicos I

Filosofia geral-problemas metafísicos II

Filosofia política

História da filosofia contemporânea

Metodologia do ensino em filosofia

Prática de ensino V

Prática de ensino VI

Ética I

Ética II

Oferta Educativa semelhante